sexta-feira, 29 de abril de 2011

Instalação do Windows Server 2003

Esse artigo foi escrito por Carlos Roberto, ele é Bacharel em Sistemas de Informação, profissional de TI, coordenador da qualidade e agora blogueiro que adora escrever sobre assuntos relacionados a tecnologia.

O processo de instalação do Windows Server 2003 é muito parecido com a instalação de outras distribuições Windows, como o XP. Existem duas maneiras de instalar o WS2003, uma é fazendo uma instalação limpa, ou seja, formatando o HD primeiro, outra é fazer uma atualização de outra versão do Windows (não recomendo essa).

Para esse tutorial estarei assumindo que você já conhece os procedimentos básicos de instalação de algum sistema operacional Windows e que conhece os requisitos básicos de hardware necessários para a versão escolhida para instalação. Se o seu intuito é atualizar partindo de uma versão anterior do Windows Server ou Unix/Linux, visite o site do WS2003 e leia as orientações.
Vamos instalar o WS2003 Standard Edition utilizando uma instalação limpa, ou seja, com o HD sendo formatado. Inicie o computador com o CD de instalação no drive (vou pular alguns passos pois no começo a instalação não tem mistério para quem já instala outros sistemas operacionais Windows). Escolha a opção de formatar a partição e escolha NTFS (servidores não devem ter partições FAT por questão de segurança e criptografia dos dados). Após a formatação a instalação procede parecida com a de outras Windows, até chegar a tela “modo de licenciamento” Per Server (por servidor, mais indicada para pequenas empresas, com apenas um servidor Windows instalado, essa licença define o número máximo de usuários conectados ao servidor simultaneamente) ou Per Device (por dispositivo, nesse caso uma licença de acesso – CAL – é necessária para cada estação de trabalho que se conecta ao servidor, independente do número de conexões dessa estação), de acordo com a licença adquirida. Para maiores detalhes sobre os tipos de licença clique aqui. Informe o modo de licenciamento (vamos escolher por servidor) e o número de licenças (deixe o padrão) e clique em Avançar (Next), digite o nome do computador e a senha para o usuário Administrador (local), não deixe essa senha em branco pois ela possui controle total do servidor (essa senha deve possuir, no mínimo, oito caracteres).
Nas configurações de rede, escolha configurações personalizadas e configure o protocolo TCP/IP da placa de rede clicando em propriedades e utilize a configuração “utilizar esse endereço IP” (coloque o IP, a máscara de sub-rede, o gateway padrão e os servidores DNS).
Obs.: Aconselho sempre configurar manualmente o IP de um servidor, nunca em DHCP, para melhor controle da disponibilidade e compartilhamento dos recursos do servidor
Na próxima etapa surge uma janela perguntando se o computador fará parte de um grupo de trabalho (workgroup) ou de um domínio. Se já existir outros servidores instalados na rede, marque domínio e entre as informações a respeito do domínio que serão solicitadas. No nosso caso vou considerar que é o primeiro servidor a ser instalado na rede e vou escolher workgroup (ao instalar o Active Directory você poderá configurar um domínio para sua rede), e dar um nome ao grupo (trabalho).
Agora o WS2003 será instalado com as informações necessárias para terminar a instalação e depois será reiniciado automaticamente. Essa primeira reinicialização demora bastante, não se apavore nem reinicie o computador novamente, apenas aguarde. Aparecerá a tela de logon, digite Ctrl+Alt+Del e coloque a senha cadastrada durante a instalação, seu WS2003 iniciará pela primeira vez e agora basta configurar os servidores que pretende utilizar na sua rede, entre os quais destacamos:
Em breve estarei escrevendo um post sobre esses servidores descritos acima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário